Tipos de Redação e fatores principais em uma redação

Existem alguns tipos de Redação:
narrativa, redação dissertativa, redação descritiva.



Redação Dissertativa:

Redação caracterizada por uma defesa de  idéia, ponto de vista ou questionamento, para abordar um determinado assunto. Em geral, este tipo de redação se faz da seguinte forma:

  1. Introdução – ponto em que se apresentam as idéias que serão defendidas ao longo do texto.

  1. Desenvolvimento – momento em que se desenvolvem as idéias anteriormente apresentadas, de modo a convencer o leitor por intermédio de argumentos sólidos e dados concretos.

  1. Conclusão – Parte final da redação, onde você, escritor, terá de "fechar" sua redação com argumentos que convenção o leitor dos fatos que apresentou durante os passos anteriores, ou seja, dar um motivo pelo qual fez o desenvolvimento.
Neste tipo de construção, é permitido ao autor acrescentar julgamentos ou opiniões para defender sua idéia, desde que se transmitam credibilidade e consistência, sem abandonar o formato de discurso persuasivo.

Narração


  1. Caracteriza-se pela representação de fatos reais ou fictícios, envolvendo personagens e fatos que ocorrem num determinado tempo e espaço.

A narração de fatos reais é muito comum em livros científicos, jornais, livros de História e outros.

Por sua vez, a narração de fatos fictícios não tem compromisso com a realidade e permite inventar e criar fatos de acordo com a imaginação de quem relata. Um exemplo para que você entender este tipo de redação, é lembrar das histórias de pescador, onde o autor conta todos os detalhes para entreter o ouvinte, estes com local do acontecimento, quem estava lá, como ocorreu, onde e como aconteceu, entre outros detalhes.Todo texto narrativo existe na medida em que há uma ação praticada por personagens e conta com dois elementos principais tempo e lugar.

O narrador pode estar ou não embutido dentro dos acontecimentos e so­frer ações e intromissões de outros personagens de acordo com o contexto em que se passa a historia. Os verbos neste tipo de texto são usados em primeira pessoa  para personagens e em terceira pessoa quando um observador esta contando algum fato.

Descrição

O termo descrever significa representar, por meio de palavras, as características de um objeto, uma ideia ou um sentimento. Um texto descritivo tem como objetivo transmitir informações sobre seu foco principal, de modo que o leitor crie na sua mente uma imagem do objeto, pessoa, sentimento ou ser descrito.
Os pontos de vista existentes em uma descrição podem ser exibidos de duas maneiras: objetiva ou subjetiva.

A forma objetiva e aquela que apre­senta um objeto e indica suas carac­teristicas principais de maneira pre­cisa, cuidando para que as palavras não permitam mais de uma interpre­tação. Já a forma subjetiva acontece quando se trabalha com a linguagem para selecionar palavras ricas de sen­tido e o emprego de construções livres que permitem mais de uma in­terpretação do leitor.



Com todas estas características, podemos salientar que SEMPRE que você for fazer uma redação sendo para vestibular, para o trabalho ou mesmo pessoal, nunca esqueça de seguir os passos principais:
- introdução
- desenvolvimento
- conclusão
- não fugir do assunto
- cuidar dos erros ortográficos, que são fatores eliminatórios!
- ter letra legível, se for escrito a punho
- ter capricho com o material apresentado
- NUNCA ESQUEÇA O TÍTULO!!
- Organização de idéias
- Precisão argumentativa
- reflexão questionadora



Um comentário:

  1. amei seu blog linda e ja estou te seguindo :)
    me sigua tbm o post de hj é sobre bolsas :)

    http://planetpinkdsf.blogspot.com/

    ResponderExcluir


- Os comentários são de responsabilidade de seus autores.
- Não envie links ou spam nos comentários.
- Seu comentário é muito importante para o andamento desse Blog.
- Deixe marcado a opção "notifique-me" para receber aviso de minha resposta ao seu comentário.
- Volte sempre.
- Compartilhar ajuda muito nosso crescimento. Gratidão.